Navigation



MATEMÁTICA UNIVERSITÁRIA


Matemática Universitária, uma publicação da Sociedade Brasileira de Matemática, é uma revista de divulgação, um veículo de circulação de ideias e de estímulo ao estudo e à curiosidade intelectual, dirigida a todos os que se interessam pelo ensino e pelo estudo da matemática em nível superior. Ela deve servir a professores, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, promovendo e fortalecendo o intercâmbio entre membros dessa comunidade.



n.45/dezembro de 2008
(distribuição em janeiro de 2010)


É com grande prazer que reservamos mais de um terço do espaço deste número para ouvir o que Paulo Ribenboim, brasileiro e cidadão canadense, tem a nos dizer sobre seus mais de 60 anos de intensa atividade matemática. Ribenboim, que já prestigiou a Matemática Universitária com quatro artigos, é não só um grande pesquisador, como também um grande divulgador da matemática. Reconhecido internacionalmente por essas duas facetas, teve o grande privilégio, no início de sua carreira, de estudar com Jean Dieudonné e outros do grupo Bourbaki, convivendo diariamente com Laurent Schwartz e Alexander Grothendieck.

Ribenboim também nos traz mais uma contribuição, apresentando-nos uma carta que Dieudonné lhe escreveu, em resposta a seu pedido por um programa de estudos quinquenal. Os comentários de Ribenboim e a carta de Dieudonné inauguram uma nova seção da revista, que se chamará Episódios.

Já o artigo de Jacqueline Rojas e Ramón Mendonza fala de geometria algébrica num nível mais elementar, usando quase que exclusivamente álgebra linear básica, para estudar o problema das quatro retas no espaço projetivo complexo. Completam este número o artigo de Bernardo Pagnoncelli, Hélio Lopes e Carlos Frederico B. Palmeira, falando sobre as probabilidades dos comportamentos dinâmicos em EDOs lineares, e a nota sobre o Teorema Fundamental da Álgebra, de Cecília S. Fernandez e Rafael A. dos Santos, lembrando-nos de uma prova desse teorema sem as técnicas usuais de análise complexa.